terça-feira, 18 de maio de 2010

Artes manuais

Houve um tempo, desde que o ser humano percebeu que poderia trabalhar e melhorar o mundo, até há pouco, que era ele próprio a principal ferramenta. Fazia, usando as mãos para orar em nome do trabalho, criando, transformando, melhorando. Criando máquinas para dar conforto ao amados.

Com o cuidado de não ser dependente em demasiado das suas criações. Não deixando que acabe sendo substituído, seja na atividade, seja na importância.

A tecnologia é usar um palito pra fuçar num buraco pra retirar um caroço; é rolar a prancha sobre um tronco; é bater pedras pra criar faíscas; é usar a inércia da queda d'água para mover uma roda; é impregnar imagens em sais de prata; é conduzir elétrons por caminhos bem definidos para acelerar cálculos...

Tecnologia é facilitar a vida. Assim como a "arte pela arte" soa como uma monstruosidade, a "tecnologia pela tecnologia" é outro monstro de Frankestein, mais culpada por ser mal entendida do que por má intenção.

Que bom que temos celulares, liquidificadores, trens, botas, sabonetes... Por vezes faço a brincadeira de perguntar "O que será que Platão acharia da televisão?" - referência direta à Alegoria da caverna.
(para quem não lembrar, há esta excelente versão do Maurício de Souza, estrelada por Piteco)

Quase de pronto a resposta é que Platão a execraria! Posso ser romântico, porque creio que ele veria possibilidades que não conseguimos. A culpa seria do mau uso ou de não saber usar? Quantos relógios aparelhos de vídeo-cassete não estão ainda piscando 12:00 implorando pela cortesia de que apenas leiamos o manual e o deixemos cumprir a sua função no universo de mostrar as horas e nos dar também o conforto de permitir agendar as gravações??!?

A arte é um canal. É uma ligação. É a idéia sendo construída. Construída, laborada, por alguém. Pela sensibilidade e habilidade que o ser humano tem como seu diferencial entre todas as obras da Natureza.

O trabalho é um canal.

Ofícios antigos
clique nas fotos para "virar páginas"

3 comentários:

Rogério Dec disse...

Perfeito Inácio! E parabéns pelas belíssimas fotos. Inspiradoras.

Luciana Claassen disse...

Legal!

Marcelo da Silveira disse...

Meu caro... gostei. Bom ver você expressando seus pensamentos e idéias...

 
BlogBlogs.Com.Br