Houve um tempo, desde que o ser humano percebeu que poderia trabalhar e melhorar o mundo, até há pouco, que era ele próprio a principal ferramenta. Fazia, usando as mãos para orar em nome do trabalho, criando, transformando, melhorando. Criando máquinas para dar conforto ao amados.
Com o cuidado de não ser dependente em demasiado das suas criações. Não deixando que acabe sendo substituído, seja na atividade, seja na importância.
A tecnologia é usar um palito pra fuçar num buraco pra retirar um caroço; é rolar a prancha sobre um tronco; é bater pedras pra criar faíscas; é usar a inércia da queda d'água para mover uma roda; é impregnar imagens em sais de prata; é conduzir elétrons por caminhos bem definidos para acelerar cálculos...
Tecnologia é facilitar a vida. Assim como a "arte pela arte" soa como uma monstruosidade, a "tecnologia pela tecnologia" é outro monstro de Frankestein, mais culpada por ser mal entendida do que por má intenção.
Que bom que temos celulares, liquidificadores, trens, botas, sabonetes... Por vezes faço a brincadeira de perguntar "O que será que Platão acharia da televisão?" - referência direta à Alegoria da caverna.
(para quem não lembrar, há esta excelente versão do Maurício de Souza, estrelada por Piteco)
Quase de pronto a resposta é que Platão a execraria! Posso ser romântico, porque creio que ele veria possibilidades que não conseguimos. A culpa seria do mau uso ou de não saber usar? Quantos relógios aparelhos de vídeo-cassete não estão ainda piscando implorando pela cortesia de que apenas leiamos o manual e o deixemos cumprir a sua função no universo de mostrar as horas e nos dar também o conforto de permitir agendar as gravações??!?
A arte é um canal. É uma ligação. É a idéia sendo construída. Construída, laborada, por alguém. Pela sensibilidade e habilidade que o ser humano tem como seu diferencial entre todas as obras da Natureza.
O trabalho é um canal.
Ofícios antigos
Mulheres na Montanha
-
*TRAVESSIA ARAÇATUBA X MONTE CRISTA*
*PROVAVELMENTE A PRIMEIRA REALIZADA SÓ POR MULHERES*
Já havia algum tempo que cada uma de nós tinha vontade de realiz...
Há 7 anos